A ideia de ir a um cemitério não agrada a maioria das pessoas, pois o lugar pode reportar tristeza, talvez pela perda de alguém ou o pensamento do fim certo e inevitável. Ou ambos.

pere lachaise leitor
Leitor em Père Lachaise

 

Apesar da dificuldade que o ser humano tem de lidar com a morte, seja dos entes queridos, até mesmo de uma celebridade, ou do pensamento da própria morte, para algumas pessoas os cemitérios são lugares agradáveis, silenciosos, tranquilos, bons para uma boa leitura, até mesmo um passeio com a família.

A ida a cemitério por lazer foi batizada como turismo de cemitério, ou turismo cemiterial.

Muitos cemitérios ao redor do mundo estão ganhado importância como espaços artísticos, históricos e culturais, sendo categorizados como cemitérios museus, o que reforça ainda mais o turismo.

Paris tem muito desses cemitérios museus, mas o que mais atrai visitantes e estudiosos é o Cimetière du Père-Lachaise.

O Cemitério de Père-Lachaise impressiona pelo tamanho, aproximadamente 450.000m2, pelo número de túmulos, mais de 69.000, pela beleza dos túmulos, mausoléus e monumentos, e pela quantidade de pessoas famosas sepultadas lá.

Se por uma lado pode parecer cansativo andar em um lugar tão grande, por outro o passeio é extremamente agradável porque a área parece um bosque, com muitas árvores, praças internas, fontes de água potável e bancos estrategicamente localizados.

Apesar do Père-Lachaise possuir inúmeros túmulos e mausoléus ricamente trabalhados, são os das celebridades que mais atraem os visitantes. Diversos são os atores, diretores, compositores, músicos, cantores, escritores, filósofos, cientistas, etc., mas os dois túmulos que parecem ter mais destaque é o do cantor americano Jim Morrison e o do escritor irlandês Oscar Wilde, pois estão sempre com público em volta e até receberam proteção extra: o primeiro ganhou grades de ferro e o segundo vidros ao redor.

O apelo aos túmulos das celebridades é tão grande no Père-Lachaise que há oferta de visita guiada por agência de turismo.

Além de o Cemitério ser um dos melhores pontos turísticos de Paris, tem a praticidade de abrir todos os dias e ser totalmente gratuito.

Mapas com esquema dos túmulos mais procurados estão afixados nas entradas, tornando a caça aos túmulos muito divertida, lembrando um vídeo game: só que os “tesouros” encontrados serão os túmulos e os “pontos” acumulados serão suas fotos. Um passeio aleatório também será extremamente gratificante.

Se você está longe de Paris não fique chateado, sempre há vários cemitérios que valem à pena serem visitados.

Lembrando que é quase inevitável deparar-se com um enterro a qualquer dia em qualquer cemitério… Além de pessoas cuidando de túmulos de familiares, ou pessoas emotivas ao rever um túmulo de alguém querido. Se encontrar-se em uma dessas situações, não caia na tentação de tirar uma foto…

Além dos túmulos de crianças, facilmente identificados com alguns ou vários brinquedos, que são realmente os mais tristes, quase sempre encontramos túmulos de pessoas que morreram com a nossa idade, ou bem mais jovem que nós… e é aí que a epifania surge: envelhecer é um privilégio…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Publicado por amorecosnazoropa

Marzo Jr & Alexsandra, conhecidos carinhosamente pelos amigos e familiares como os "Amorecos", registram o dia a dia na França / Zoropa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: