Os cadeados do amor são muito populares em Paris. Apesar de se acumularem excessivamente na Pont Neuf, eles também são encontrados em outras pontes, alguns monumentos e quase em qualquer lugar que há a possibilidade de fixação de um cadeado.
A tradição, ou simpatia, do cadeado do amor começou na Sérvia, quando mulheres locais, receosas de terem o mesmo fim de uma garota que morreu de tristeza por ter sido abandonada pelo amado, começaram a colocar na mesma ponte onde os dois jovens se encontraram quando apaixonados, cadeados com iniciais delas e dos amados para protegerem seus relacionamentos, lançado a chave no rio.
Como Paris é a capital mundial do amor, muitos casais apaixonados trazem seus cadeados de longe, alguns personalizados, mas também vendedores ambulantes oferecem o produto em alguns pontos da Cidade.
Inicialmente, em Paris, a ponte dos cadeados era a Pont des Arts, localizada entre o Museu do Louvre e o Institut de France, e após alguns anos acumulando o metal do objeto, que somavam várias toneladas, ameaçando a estrutura da ponte, eles foram removidos pelo governo e as grades da ponte foram substituídas por vidros para evitar o retorno deles. Mas mesmo assim, alguns cadeados são afixados nas luminárias do local.
Nas margens do Sena, nas proximidades da Pont Neuf, algumas chaves podem ser vistas facilmente dentro do Rio.
O ato romântico também gera críticas, contudo não deixa de ser bonito ver a grande repleta de cadeados reluzentes, de várias formas e tamanhos. E como tudo em Paris vira sensação e moda, os cadeados têm atraído turistas e o ato tem sido copiado em vários países.
Aparentemente a moda chegou ao Brasil, mas não vingou, uma vez que as grades foram roubadas e vendidas a ferro velho.
Uma resposta para “Cadeados do amor”
[…] Amorecos já escreveram anteriormente sobre os Cadeados do amor e do ato dos casais trancá-los nas pontes e lançar a chave ao rio na esperança que o […]
CurtirCurtir