Na França há muitos museus com entrada franca, mas é possível entrar de graça mesmo naqueles pagos.
A grande maioria deles tem a entrada grátis no primeiro domingo de cada mês durante todo o ano, alguns, com muito movimento como o Louvre, o primeiro domingo está liberado somente na baixa estação (outono e inverno).
Para garantir que um lugar permita a entrada sem pagamento num domingo escolhido, na véspera uma consulta deve ser feita no site oficial do museu. Mesmo quando um outro lugar informar a gratuidade, uma checagem é sempre recomendada, pois a informação pode estar desatualizada.
O escolhido de hoje pelos Amorequinhos é o Museu Nacional de Arqueologia em Saint Germain en Laye, principalmente pela comodidade de estar muito próximo de Paris e de fácil acesso pela linha A.
Também, por não estar em Paris, pois neste período do ano de verão e férias as filas ficam bastante grandes em quase tudo de modo geral, e nos dias de entradas grátis fica quase insuportável, assim tempo precioso pode ser frustrantemente gasto nelas.
Ao chegarmos no Museu, as duas opções foram confirmadas mostrando que a decisão foi muito acertada: o deslocamento foi rápido e o lugar estava bem vazio.
E de bônus, lá é muito bonito! As instalações do Museu são em um castelo que está situado próximo a um bosque verde muito bem cuidado, além também de possuir um acervo respeitável e interessante.
Então, ficam as duas dicas dos Amorecos: de como aproveitar a gratuidade do primeiro domingo de cada mês e de visitar o Museu Nacional de Arqueologia em Saint Germain en Laye.
Abraços.








