MELHORES ÉPOCA PARA VISITAR PARIS E EUROPA

Uma das perguntas que os Amorecos mais recebem é qual a melhor época para visitar Paris. E só há uma resposta para essa pergunta: depende…

Depende de cada pessoa e do que cada um deseja ver, pode abrir mão ou não, do clima mais desejado ou tolerado…

Então vamos a algumas considerações que podem ajudá-los a planejar a visita a Paris, e também à Europa.

Quanto ao clima:

Como o clima é a parte que mais amedronta o brasileiro, então vamos logo a ele.

Geralmente o clima em Paris é bastante seco, mas pode chover ou ventar em qualquer época do ano. A chuva costuma ser fininha e constante, permitindo que a vida flua normalmente às vezes até com roupas normais do dia a dia. Quando chove mais forte costuma passar bem bem rápido.

No hemisfério norte o inverno é de dezembro a março, mas já podendo estar bem frio em alguns lugares a partir de outubro, ou até início de maio, dependendo do ano.

A temperatura varia muito podendo estar a baixo do zero ou passar dos 10º graus, mesmo de um dia para o outro. Pode-se ter um céu bem escuro num dia e no próximo dia, bem azul, mas normalmente o tempo é bem escuro e o sol pode sumir por muitos dias consecutivos, chegando a semanas sem luz solar.

Uma das coisas mais incríveis do inverno é ter a grande sorte de poder presenciar Paris coberta por neve… O que é muito raro e imprevisível. Pode ficar alguns anos sem acontecer. E quando ocorre é bem rápido, podendo ser alguns minutos, algumas horas ou alguns poucos dias.

Nevoeiro também pode ocorrer em Paris. Mas também são raros e imprevisíveis e passam rápido. Vai depender de sorte.

Particularmente falando, o que menos gosto no inverno é que as fontes são desligadas e drenadas, para preservar a tubulação, então, pra gente, boa parte da Europa perde um pouco do charme.

O ruim do inverno é que escurece muito cedo. Os dias são bem mais curtos que as noites. Por outro lado, o bom disso é que pode ver a Torre Eiffel começar a ascender bem mais cedo.

Já no verão é o oposto! Muitas horas de luz solar com dias bem longos, e consequentemente se deseja ver a Eiffel acesa ou piscando, tem que ficar até bem tarde na rua. Por outro lado, ganha-se várias horas de luz para aproveitar mais os dias.

A temperatura no verão também varia bastante, podendo ter um calor insuportável com um sol que queima bastante, e por horas, mas também pode-se ter um clima mais agradável, ou até mesmo precisar de uma blusinha de frio, ou corta vento, principalmente quando o sol desce.

O verão ocorre de junho a agosto.

Primavera e outono têm o clima sempre mais agradável, contudo apesar das estações serem relativamente definidas visualmente, a temperatura não segue esse padrão, podendo atrasar ou adiantar e assim o clima frio invadir um pouco o período da primavera e o calor invadir o outono, e ainda o calorzinho chegar mais cedo no inverno ou o friozinho invadir o final do verão…

As fontes são ligadas em maio e começam a ser desligadas e drenadas quando as folhas começam a cair ou começa a esfriar muito, dependendo de cada uma delas e da manutenção que elas recebem.

Quanto às baixa e alta estações:

Alta estação todo mundo sabe que representa: preços elevados e tumulto.

Verão é sempre alta estação, mas na Europa o período de férias escolares é de julho a agosto, e é muito comum as famílias viajarem juntas, os universitários fazerem tour em outros países, então sempre melhor evitar esses meses particularmente se deseja preços mais baixos e menos multidão.

As duas últimas semanas de dezembro tem recesso escolar de final de ano, juntando com as festividades de final de ano, pode-se encontrar muita aglomeração.

A baixa estação é de janeiro a março, podendo encontrar preços bem camaradas nas passagens e hotéis, além das super liquidações de começo de ano.

Porém os hotéis cobram diárias variadas ao longo da semana também, e dependendo da demanda, então elas podem ser bem mais caras nos finais de semana e bem mais atrativas durante a semana em qualquer época.

Quanto aos dias da semana:

Já que tocamos nos dias da semana e falando em multidão, se o objetivo é evitá-la, nos finais de semana os monumentos estão sempre mais cheios. Contudo, nas quartas feiras boa parte das escolas na França costumam não funcionarem, uma vez que as crianças têm uma carga horária pesada estudando o dia todo nas segundas, terças, quintas e sextas feiras.

Assim, as quartas feiras podem parecer bastante com um final de semana, nos pontos turísticos e principalmente na Disney.

Outra coisa a considerar quanto ao dia da semana é que a semana francesa tem um comportamento muito distinto da semana brasileira.

Em Paris, no domingo encontra-se quase todos os comércios fechados, até mesmo boa parte dos restaurantes. Até mesmo shoppings que abrem aos domingos, podem fechar bem mais cedo.

Alguns estabelecimentos comerciais funcionam no sábado e fecham na segunda, como bancos e imobiliárias.

Alguns pontos turísticos fecham nas segundas, como o Château de Versailles, outros nas terças, como o Museu do Louvre.

Quanto aos feriados e algumas datas específicas:

Na maioria dos feriados franceses quase todos os pontos turísticos funcionam normalmente, contudo há três deles quando quase tudo é fechado, sendo: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro, mas sempre deve-se confirmar.

14 de fevereiro é o dia dos namorados em quase toda a Europa.

Em abril, por umas duas semanas, ocorre a florada das cerejeiras. O desabrochar das flores pode variar nos pontos de Paris e Ilê de France.

web IMG_7184 ed

Para quem é fotógrafo, ou deseja uma super foto exclusiva, nos dias 10 de maio e 1º de agosto, ou por volta desses dias, variando de ano pra ano, ocorre o fenômeno batizado de Paris Henge, quando o sol se põe perfeitamente alinhado com o Arco do Triunfo, passando por alguns segundos por dentro do Monumento.

Foto de Well Carvalho http://www.wellcarvalhophotography.com

Dia 14/07 é o Dia da Bastilha, o principal feriado francês, com desfile militar na Avenida Camps Élysées e queima de fogos na Torre Eiffel à noite.

Nas primeiras sextas feiras de cada mês, às 15 horas, e na Sexta Feira Santa, das 10 às 17 horas, os restos da Coroa de Espinho que Jesus usou na crucificação são expostos ao público na Catedral de Notre Dame.

Para quem gosta muito de Natal, conferir a Cidade das Luzes com toda a alegria natalina é imperdível. A partir dos meados de novembro até a primeira semana de janeiro, provavelmente até o dia 06 de janeiro, é possível ver a Avenida Champs Élysées reluzente, os grandes shoppings, galerias e lojas das grandes marcas disputando qual decoração é mais glamourosa. Além dos charmosos marchés de Nöel com muitas opções de presentes, lembrancinhas e comidinhas gourmets.

IMG_2834-1

As festas de viradas de ano são comemoradas com show de luzes e fotos no Arco do Triunfo.

Esperamos tê-los ajudado a encontrar a melhor data para vocês viajarem para cá e até o próximo texto.

Abraços dos Amorecos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s