Uma dúvida constante para quem está na Europa é como se deslocar de uma cidade para outra, até mesmo de um país para outro, uma vez que os locais são muito próximos, pelo menos em comparação ao Brasil.

Considerando que os meios de transporte são sempre os mesmos: avião, trem (ou metrô), e ônibus obviamente, e a relação custo X benefício deles podem variar bastante para um mesmo trajeto, vamos fazer algumas ponderações.

Geralmente as passagens de ônibus costumam ser bem mais baratas que as de trem e as de avião.

Mas como não há ônibus entre Paris e Londres, após algumas pesquisas, ficou claro para os Amorecos que a melhor forma de ir de uma das cidades para a outra é via trem e não avião. Para tanto, alguns fatores foram avaliados.

Preço…

Os preços das passagens de avião e trem podem variar bastante.

O que mais determina o preço das passagens é a procura.

As de avião costumam ser disponibilizadas com uns 11 meses de antecedência por algumas companhias aéreas. E o valor oscila muito nesse período.

Já as passagens de trem são disponibilizadas com seis meses de antecedência somente pela Eurostar e os preços são mais baixos assim que são colocadas à venda e vão subindo principalmente para os horários mais procurados, e pode ser bem alto mais próximo ao dia da viagem.

Então, considerando que ambas as passagens podem ser compradas por quase o mesmo preço, esse critério não é o mais determinante para favorecer um dos meios de transporte.

Duração do deslocamento…

O trajeto feito de avião dura aproximadamente 1h20min.

Já de trem costuma durar umas 2h20min.

Porém, além do tempo de embarque dos voos e considerando que não há aeroportos perto dos centros de ambas as cidades, a ida de avião pode demorar bem mais que a de trem uma vez que deve-se usar, ainda, um segundo meio de transporte para fazer o trajeto aeroporto ponto desejado.

E com essa passagem extra, o preço da passagem de avião pode sair bem mais caro que a de trem. Além que deve-se acrescentar mais tempo à viagem de avião. Só o deslocamento de Paris ao Aeroporto
Charles de Gaulle são 45 minutos.

Por outro lado, as estações de trem estão nos centros de Paris e de Londres.

Assim sendo, o tempo e o preço dos deslocamento feito de trem ganham disparadamente do de avião.

Comodidades e empecilhos…

A única comodidade de ir de avião é o lanche servido a bordo, e para aí. Já os transtornos de uma viagem de avião, todo mundo já conhece: burocracia, aperto, toaletes incômodos e escassos, e muita rigidez com o peso e o que pode ser transportado.

Já na viagem de trem é tudo o oposto. O lanche é pago, mas os assentos e corredores do trem são largos e confortáveis, e os toaletes estão presentes em todos os vagões, apesar de também não serem bem melhores que os dos aviões. Mas a grande vantagem é a flexibilidade com o conteúdo, volume e peso das bagagens.

O embarque é bem mais tranquilo no trem que no avião, apesar de passar também pela segurança com detector de metais e raio X, mas ninguém vai tomar sua garrafinha de água, nem ficar olhando frasquinho por frasquinho na sua mala.

Outra vantagem do trem são umas poltronas para família, com duas cadeiras viradas para outras duas e uma mesa grande no centro.

Algo que pode acontecer e incomodar algumas pessoas é o fluxo de crianças agitadas brincando nos corredores dos trens. O que não acontece no avião.

Concluindo…

A melhor maneira para ir de Paris a Londres ou de Londres a Paris é de trem, uma vez que a relação custo x benefício é muito mais atrativa mais atrativa para o trem.

A experiência dos Amorecos…

Amorecos no trem da Euroestar

Amorecos saíram de Paris numa sexta, foram pra Londres e retornaram numa segunda.

As passagens foram compradas no site oficial da Eurostar, https://www.eurostar.com, com um pouco de antecedência, por um preço bem razoável e horários bem viáveis.

O embarque em Paris é feito na Gare du Nord, e em Londres na estação St. Pancras, ambas em excelente localização central e com os locais de embarque facilmente localizáveis devido às sinalizações.

Na calçada da portaria da Gare du Nord há essa casa inclinada e não perdemos a oportunidade de tirar fotos.

casa inclinada em frente à Gare du Nord

Um formulário de migração é preenchido na Gare du Nord . Ou seja, precisa estar com passaporte e documentação em dia. Também é bom chegar um pouquinho mais cedo para fazer isso.

Não precisa de visto para entrar em nenhum dos dois países, se estiver no período de três meses para turismo. Se estiver em um desses países por um tempo superior a três meses sem uma documentação que permita um tempo maior que isso, provavelmente terá problemas com a migração.

A viagem é rápida, o trem praticamente voa. O clima é bem descontraído. Na ida crianças barulhentas brincavam e corriam pelo vagão. Uma mãe saiu para um espaço entre vagões com um bebê nervoso, provavelmente para não incomodar ninguém. Já a volta foi muito silenciosa.

Lanches saudáveis foram levados de casa, mas uma exploração de reconhecimento foi feita no famoso vagão lanchonete. Realmente é interessante ver as pessoas se interagindo no espaço, apesar de a comida ser bem parecida com as das lanchonetes de aeroportos.

Funcionários da Eurostar falam inglês e francês.

As poltronas são muito confortáveis e com tomadas.

A chegada em Londres é tranquila e o embarque para Paris também.

Muita gente já conhece a Estação de St. Pancras em Londres e não sabe! Ela aparece no filme Harry Potter e a Câmara Secreta! É de onde o carro voador decola para ir para Hogwarts. Bem perto de tudo em Londres.

Estação de St. Pancras em Londres

Também, em frente a uma das portas de St. Pancras, fica a Estação de King’s Cross, onde tem uma lojinha do Harry Potter que atraí muita gente para tirar fotos na Plataforma 9 3/4 que foi montada pela loja. Se há desejo de aproveitar e tirar uma foto, deve-se reservar algum tempo extra porque a fila costuma ser grande e não andar rápido, uma vez que as fotos são tiradas individualmente.

Plataforma 9 3/4 na Estação de King’s Cross em Londres

Da estação de St. Pancras foi possível andar até o hotel, que fica após o Palácio de Buckingham, que não fica tão perto, mas possibilitou explorar mais Londres, passar por parques, dá comida para os esquilos…

Então aí fica a dica dos Amorecos! A viagem entre Paris e Londres, e vice-versa, pode ser bem mais interessante se for de trem!

E se está indo para Londres, leve umas nozes, castanhas ou alguma coisa do gênero para os esquilos! Não seja um turista sem noção que dá qualquer coisa para os bichinhos!


Esquilinho fofinho comendo na mão

Anúncios

Publicado por amorecosnazoropa

Marzo Jr & Alexsandra, conhecidos carinhosamente pelos amigos e familiares como os "Amorecos", registram o dia a dia na França / Zoropa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: