Amorecos na Zoropa

Amorecos na Zoropa

feito com muito carinho por Alexsa

guia, fotógrafa, youtuber e blogueira em Paris

Sainte Chapelle

a igreja sem paredes de Paris

A Sainte Chapelle, ou Capela Santa, é uma igreja sem paredes! Somente com enormes vitrais!

No coração de Paris, na Ilê de la Cité, tem o Palácio de Justiça que por sua vez abriga a Conciergerie e a Sante Chapelle. Esta é considerada uma joia da arquitetura gótica radiante. Ela foi construída à demanda do rei Francês Luís IX para receber algumas das relíquias da Paixão de Cristo: a coroa de espinhos e um pedaço da cruz que Cristo carregou, que haviam sido comprados do Imperador de Constantinopla pelo valor de 135.000 Libras, sendo que o valor da construção da Capela foi 45.000 libras, pois o Rei era muito católico e tais relíquias poderiam transformar Paris na nova Jerusalém, ou segunda principal capital cristã.

A Capela demorou somente sete anos para ser construída!!! Em estilo gótico radiante, com dois patamares, um inferior para todos os moradores do Palácio e o nível superior para a realeza. O segundo nível é uma imersão à beleza gótica, dos vitrais e das luzes!!! Com aproximadamente 640m2 de vitrais!!! A pequena igreja tem 20,5m de altura sendo que 15,5 são de vidros! Se tiver dificuldade de imaginar essa façanha, então veja o vídeo no Canal dos Amorecos na Zoropa no Youtube!!!

O rei Luís era muito católico e chegou até participar pessoalmente de duas cruzadas, mas na segunda ele foi capturado e executado. A igreja o canonizou e ele passou a ser conhecido como Saint Luís (São Luís). Ele provavelmente herdou o fervor religioso da mãe dele, Blanche de Castille, que chegou a dizer que preferiria ver o filho morto que cometendo algum dos pecados capitais.

As relíquias fora perdidas durante a Revolução Francesa, somente a coroa de espinhos foi salva e atualmente ela se encontra em posse da Catedral de Notre Dame de Paris.

Neste vídeo é mostrado o grande segredo da Sainte Chapelle!!! Como que é possível existir uma obra de alvenaria sem paredes!

Isso é impossível?!

O quê sustenta o teto?!

Será mágica?!

Mas isso eu contei no vídeo! Terão que ver o vídeo para descobrir…

Infelizmente a pequena capela não escapou da fúria dos revolucionários, mas muito felizmente uns 70% dos vitrais ainda são originais. Também, ela perdeu o status religioso depois da Revolução Francesa (1789), tendo destinação exclusivamente ao turismo atualmente e ao patrimônio histórico.

ALGUMAS DICAS ÚTEIS:

Uma boa opção é fazer o dobradinha de visitar dois lugares e economizar um pouco: o ingresso para somente a Capela é 11,50 Euros e 18,50 Euros para ela juntamente com a Conciergerie.

O Guia em áudio custa 3 Euros.

O horário de abril a setembro é das 09 às 19 horas e das 09 às 17 horas de outubro a março.

Ela abre todos os dias com exceção de alguns feriados.

Ela não funciona mais como instituição religiosa. Como ela está dentro das dependências do Palácio de Justiça, o tribunal de Paris, a segurança e o controle de entrada é mais rigoroso.

No mais, espero que vocês se deleitem com a beleza das imagens aqui, até poderem ver tudo pessoalmente!!!

Bjos dos Amorecos!!!

Vejam também o vídeo da Conciergerie:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: